Receba os textos e novidades do Bastidores da Maternidade, escreva aqui seu email:

Seu filho não quer comer na mesa? rejeita todos os dias o arroz com feijão? Então por que não mudar os hábitos...

Toda mãe quer ver o prato de seu filho "limpo" depois de uma refeição, o que nem sempre acontece, talvez a falta de apetite ou mesmo de interesse na comida, seja uma das maiores dificuldades da maternidade.

Pois bem eu como mãe de três que sou, entendo muito bem essa tal dificuldade, com Rian eu confesso ter vivido um certo drama... Mãe de primeira viagem, era tudo novo e complicado, mas já com Renan foi mais tranqüilo, porem ainda tive aquele drama básico ( risos) só na terceira vez que fui entender, e percebe como eu quem estava, fazendo do "jeito errado" digamos assim.

Vou-lhes explicar o meu ponto de vista, onde foi e continua sendo crucial para a boa alimentação do Rafa, o que não significa que esteja eu livre desse "problema" .

Passei a exigir menos, e oferecer mais...

Exigir menos perfeição, onde algumas pessoas tendem a praticar religiosamente as refeições na mesa, com postura e etc... Deixando claro que amo essa idéia, porem amo muito mais meus filhos bem nutrido e feliz.

Ofereço mais opções de escolha, " quer comer na sala vendo um desenho? ok" importante é comer e se não couber tudo ok novamente...

Como diz minha mãe: ANTE COMER UM POUCO, QUE NADA!

Se for preciso, até mesmo ler um livro ali no momento eu leio, não vejo nenhum problema nisso, meu filho ainda é uma criança e ele comer na sala vendo TV ou escutando um historinha, não significa que vai fazer isso até os dezoito anos ok?

Não podemos esquecer do menu do dia, pois as crianças costumam ter um "gosto" mais " complicado" quando se trata de sabores, tipos de legumes, temperos e mesmo a aparência da comida influencia, o que devemos-lhes oferecer opções de escolha ao contrário de impor um só prato, pelo fato de ser a cultura, falo do ARROZ COM FEIJÃO.


Já me disseram ser absurdo uma criança não comer todos os dias o arroz com feijão, mas ai eu te digo: quem disse que necessariamente precisamos desses alimentos? Pois então o que nosso organismo precisa é os nutrientes que existem neles, e temos uma farta lista de outros alimentos que também possuem tais nutrientes.

Substituir o arroz com feijão por outros, que contenham o mesmo nível de nutrientes e vitaminas também é valido, por que não seria? As crianças de outros países que tenham uma cultura diferente da nossa, nunca viram a tal dupla... Isso é fato.

O que não estou em momento algum te dizendo para bani-los da sua mesa, porém respeitar as vontades das crianças quando, os rejeitarem, oferecendo outros alimentos semelhantes.

O que quis-lhes mostrar com esse texto, é simples... Não precisamos ser perfeitos e rígidos e sim mais flexíveis.

















2 3 4 5 6 7

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Postagens populares

Dêem sentido ao NÃO!

Não... não e não!!! São incontáveis os "não's" que dizemos aos nossos filhos... eles relutam e teimam á desobedecer. Mas voc...